Marketing para academias: como fazer e ter bons resultados

Marketing para academias: como fazer e ter bons resultados

  23/10/2023

No competitivo mercado das academias, ter equipamentos de ponta e instrutores qualificados já não é mais suficiente. Para se destacar, é crucial investir em marketing para academias. 

Se você é um dono de academia e quer saber como alavancar seu negócio, este artigo é para você. Abordaremos tópicos como planejamento, definição de personas, marketing de conteúdo, e muito mais.


Faça um planejamento de marketing 

O primeiro passo em qualquer estratégia de marketing eficaz é o planejamento. 

Reúna dados sobre o seu mercado-alvo, concorrentes e, mais importante, seus próprios serviços. Elabore um plano que contemple metas realistas, orçamento e os canais de marketing que você pretende utilizar.

Na hora de planejar, temos duas dicas cruciais de planejamento:

  • Realize sua Análise SWOT: Avalie as Forças (quais pontos fortes internos seu negócio tem), Fraquezas (pontos fracos internos do negócio) , Oportunidades (que tipo de possibilidades externas podem impulsionar o seu negócio) e Ameaças (desafios e problemas externos que impactam negativamente);

  • Trace suas Metas com o formato SMART: Defina objetivos que sejam Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais.

Esses devem ser seu ponto de partida. Você terá uma análise com consciência do ambiente que cerca sua academia, mas também poderá traçar metas que indicarão no futuro se as ações estratégias estão tendo resultados. 

Dica de metas de marketing para academias: 

Boas metas de marketing podem ser não somente crescer números em redes sociais, como seguidores ou aumentar o engajamento. Claro, estas são importantes. Mas pensar estrategicamente o marketing do seu negócio é entender o quanto as ações impactam diretamente no crescimento do faturamento da academia. 

Alguns exemplos de metas que você pode eleger para mensurar o impacto do marketing:

  • Crescimento do número de alunos por indicações;

  • Crescimento de novos alunos por canais digitais;

  • Taxa de retenção de alunos;

  • Novos upgrades de pacote de alunos. 

Defina as Personas com quem você quer falar

Ainda no planejamento, é importante saber quem é o seu público-alvo. Entender as necessidades, dores e objetivos do seu potencial cliente é crucial para qualquer estratégia de marketing em academias. 

As personas no marketing significam a criação de um perfil fictício, que representa o seu cliente ideal. É interessante você pensar em duas a três personas para focar em diferentes tipos de cliente que deseja atingir. 

Para desenhar sua persona você precisa listar pontos e características que mais representam um determinado tipo de cliente que frequenta a sua academia. Obviamente, a dica é focar no tipo de cliente que te traz um bom retorno financeiro. Características que você pode levar em conta na hora de criar a persona são: 

 

  • Padrão de comportamento (alunos mais interessados em hipertrofia, ou emagrecimento, por exemplo)

  • Informações demográficas (gênero, idade, qual região da cidade mora);

 

Uma boa persona também ajuda a excluir determinados tipos de clientes que não funcionam no ambiente da sua academia. Dessa forma, você entenderá qual nicho ela mais atrai, e pode falar uma linguagem mais direcionada para quem realmente será um cliente rentável.  

 

Além disso, ao entender as necessidades, dores e aspirações dessas personas ajudará você a criar mensagens de marketing mais eficazes.

4 dicas de marketing para academias 

Uma vez que você definiu suas metas e as personas que deseja atingir, existem práticas de ouro que toda estratégia de marketing pode aderir em busca dos resultados. 

A seguir, elencamos quatro dicas que contribuem na evolução do posicionamento da marca de sua academia


1. Trabalhe o relacionamento com seu público nas Redes Sociais

Redes sociais são uma ferramenta poderosa de marketing digital para academias. 

Utilize plataformas como Instagram para interagir com seu público, compartilhar histórias de sucesso e anunciar promoções ou eventos. 

O relacionamento nas redes sociais deve ser bidirecional; ouça o que seus clientes têm a dizer e responda a perguntas ou preocupações prontamente. Aproveite os comentários, abra caixinha de perguntas nos stories, crie conversas! 

As redes sociais também são ótimas para expor os bastidores do seu negócio. Quem são os instrutores, a rotina da academia, tudo isso traz credibilidade e desperta curiosidade. 


2. Abuse do Google Meu Negócio

Outra ferramenta bem importante é o Google Meu Negócio. Mais uma vez, quando seu cliente estiver procurando no Google um local para realizar treinos, poderá descobrir a sua academia. 

O Google Meu Negócio é gratuito e perfeito para posicionamento de negócios locais. Isso porque através do algoritmo do buscador, irá otimizar o resultado da sua academia para pessoas que estiverem com localização próxima ao seu endereço. 

Através da ferramenta, que é gratuita, você pode publicar fotos, descrição da academia, receber avaliações e depoimentos dos alunos. Uma verdadeira vitrine da sua academia no Google! Saiba como criar o seu perfil de empresa aqui.
 

 


3. Promova Eventos para o Público Interno e Externo

Eventos são uma excelente maneira de criar uma comunidade em torno da sua marca. Estes podem variar desde workshops de nutrição até aulas abertas ou competições esportivas. Promover eventos não apenas aumenta a visibilidade da sua academia, mas também oferece uma experiência única que pode converter interessados em clientes fiéis.

Dentro das ações de marketing, é comum pensar na decisão de compra, o fechamento de uma matrícula do aluno, como a última etapa do processo de venda. Nesse sentido, você pode visualizar o evento como uma das primeiras etapas nesse processo. 

Ou seja, um evento pode funcionar como uma porta de entrada para um grande número de pessoas ser atraído e ter contato pela primeira vez com a sua marca. Durante essa ação, e alguns dias após, é bem provável que você conseguirá captar alguns alunos interessados. Que tal tentar colocar em prática alguma dessas ideias:

  • Aulão de dança gratuito;

  • Evento especial para alunos chamarem amigos ou familiares para uma aula experimental em dupla;

  • Palestra educativa com nutricionista

  • Campeonatos

  • e muito mais! 


4. Invista em um Blog e em Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing para academias mais eficazes para construir autoridade e engajamento.Um blog permite que você compartilhe informações úteis, dicas de exercícios, nutrição e outros tópicos relevantes para o seu público. O conteúdo de qualidade não apenas atrai tráfego para o seu site, mas também estabelece sua marca como uma referência no setor. Chame instrutores e outros profissionais da saúde parceiros que possam escrever também e trazer ainda mais dicas. 

Com técnicas adequadas de textos otimizados para buscadores como o Google, sua academia pode ser facilmente encontrada por quem está procurando um novo local para iniciar uma atividade. 

Dica Bônus! Monitore os Resultados

Como explicamos na etapa de planejamento, indicamos desde o início você traçar suas principais metas. Só assim você entenderá quais pontos de ação mais estão gerando resultados, quais canais precisam de ajustes ou até mesmo, novas ideias. 

Em outras palavras, ao monitorar os resultados você entenderá onde pode investir mais tempo e dinheiro, e onde precisa de ajustes. Algumas ferramentas de análise servirão para rastrear métricas, tais como taxa de conversão, retorno sobre investimento (ROI) e satisfação do cliente, por exemplo.

Você pode apostar em:

  • ferramentas de pesquisa de satisfação de cliente;

  • questionário de onde o cliente conheceu sua marca;

  • o Google Analytics mostra o tráfego do site e o comportamento do usuário;

  • uso de CRM para rastrear a jornada do cliente até fechar a matrícula.

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